EE Barão de Suruí

Óitavo Fórum Mundial da Água

A Escola Barão de Suruí foi selecionada para participar do 8º Fórum Mundial da Água que acontecerá entre os dias 18 e 23 de março em Brasília – DF, onde apresentará o  “Projeto Observando os Rios”. No grupo, participam  alunos do Ensino Médio ( 2ª e 3ª Séries do EM ), professores da escola, um representante da Fundação SOS Mata Atlântica e Associação Ecológica ICATU, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Fatec de Tatuí.

O projeto teve início no mês de agosto de 2017 com o monitoramento da qualidade da água em um trecho  do Rio Tatuí, localizado no Bairro Americana, zona rural da cidade, pertencente às Bacias Sorocaba e Médio Tietê/ Baixo Sorocaba. Os dados coletados mensalmente (Ph, Nitrato, Fosfato, OD, DBO, Turbidez, Temperatura, Coliformes, Lixo flutuante e outros) fornecem parâmetros que determinam a qualidade da água, classificando-a como: péssima, ruim, aceitável, boa ou ótima.

A partir dos dados coletados, acrescidos dos dados obtidos da Estação Meteorológica da Fatec- Tatuí, os alunos, em grupos e sob orientação da Professora de Química da Unidade Escolar desenvolvem trabalhos de Iniciação Científica com o propósito de analisar a influência das variáveis climáticas na qualidade da água no ponto de coleta. Os trabalhos estão sendo registrados em diário de bordo para posterior análise divulgação dos resultados.

Texto: Sidineia Osaka